Sistema Eletrônico de Informações é apresentado em evento na UFG

Criada em 25/02/16 12:24. Atualizada em 25/02/16 13:50.

SEI deverá ser adotado pela Universidade em cumprimento a decreto do Ministério do Planejamento

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Adriana Silva

Representantes da administração superior e das áreas administrativa, de processos, de tecnologia da informação e de arquivologia da UFG, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e do Instituto Federal Goiano (IFGoiano) participaram nesta quarta-feira (24/02)  de evento para conhecer sistema de processo eletrônico que deverá ser adotado pela UFG para cumprir a determinação do Decreto nº 8.539 do Ministério do Orçamento, Planejamento e Gestão. O encontro foi realizado na UFG e teve ainda a participação de representantes da Regional Catalão e da Universidade de Brasília (UnB).

Implantação sistema

Cerca de 30 servidores técnico-administrativos participaram do encontro

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Segundo a Diretora do Centro de Informação, Documentação e Arquivo da (Cidarq/UFG), Heloísa Esser dos Reis, a implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN) é uma iniciativa do Ministério do Orçamento, Planejamento e Gestão para a construção de uma infraestrutura pública de processo administrativo eletrônico. “O Sistema Eletrônico de Informações é a solução de processo eletrônico escolhida no âmbito do PEN,” detalha.

Um dos destaques da programação do evento foi a participação do professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Daniel Flores, especialista em preservação de documentos digitais, que apresentou estudos sobre o SEI e necessidades de melhorias indicadas pelo Conselho Nacional de Arquivos. Rafael Luiz Melo de Almeida, do Superior Tribunal Militar também abordou aspectos gerais do sistema. Além disso, Gabriela Musse Branco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e  Rodrigo de Freitas Nogueira, da Universidade de Brasília (UnB), contaram as experiências de implantação do SEI em suas instituições, contribuindo para o debate na UFG. 

Implantação sistema

Palestrantes convidados de outras instituições explicaram como funciona o SEI e falaram de experiências utilizando o sistema