O que muda com o SEI
A UnB passou por uma grande mudança. O SEI foi implementado na Universidade com o objetivo de modernizar as rotinas de trabalho e melhorar significativamente a produtividade das unidades. Em 16 de maio de 2016, todos os novos documentos e processos passaram a ser criados exclusivamente em meio eletrônico, por meio da utilização do SEI.

Com essas ações, foi possível reduzir drasticamente a utilização de papel na Universidade, proporcionando ganhos em eficiência, agilidade e qualidade de vida no trabalho da instituição.

Nada de carimbos, repetições de assinaturas ou pilhas de processos. O UnBDOC foi desativado. A única função mantida foi a de consulta de processos antigos. Novas tramitações devem ser realizadas apenas pelo SEI.

Documentos e processos que já foram gerados em papel, mas continuam tramitando, devem ser digitalizados e incorporados ao novo sistema e à sua dinâmica. O mesmo deve acontecer com documentos e processos externos recebidos pelas unidades.

Processos extensos podem ser mais bem analisados por meio do recurso de busca textual. O problema da perda de documentos por falhas no transporte ou controle da tramitação também ficou no passado. As atualizações do SEI ocorrem de forma automática e um mesmo documento pode ser compartilhado simultaneamente por dois ou mais setores.