a. Acesse o site de sistemas da UNB através do endereço:http://sistemas.unb.br/.

b. Após esse procedimento a página de login será acessada. clique na opção “Cadastrar Usuário":

Acesso13

c. O usuário será redirecionado para o formulário de cadastro. O primeiro dado a ser informado é o "Tipo" onde o utilizador deve selecionar se o formulário deve processar dados pessoais de um cidadão brasileiro ou estrangeiro.

Acesso14

d. O Sistema de Cadastro apresenta, então, conforme a seleção do "Tipo", um formulário para inserção de dados pessoais necessários para a utilização dos sistemas. Para cidadãos brasileiros, os dados obrigatórios são "Nome", "Data de Nascimento", "Naturalidade", "Escolaridade", "Nome da Mãe", "Endereço" e "CPF".

Acesso15

e. Para cidadãos estrangeiros, os dados obrigatórios são "Nome", "Data de Nascimento", "Naturalidade", "Escolaridade", "Nome da Mãe", "Endereço" e "Passaporte".

Acesso16

f. Após o preenchimento dos dados pessoais é necessário salvar as informações no botão "Salvar".

g. Os demais dados não são obrigatórios, mas poderão ser utilizados para finalidades diversas. Assim, recomendamos o preenchimento do maior número de informações possíveis.

h. O próximo passo é informar os dados que serão utilizados para. No campo "Email / Login" é necessário informar o dado que será utilizado para o nome de usuário.

i. O nome de usuário deve ser preenchido com um email válido, de acesso pessoal do utilizador, para que o mesmo possa receber o código necessário para ativar o cadastro de usuário e outras informações dos sistemas.

j. Nos campos "Senha" e "Confirmação de senha" é necessário informar uma sequência de caracteres que serão utilizados no primeiro acesso do utilizador. Essa senha deve possuir no mínimo 06 (seis) caracteres e conter 02 (dois) ou mais números e conter 04 (quatro) ou mais letras.

k. Após o preenchimento dos campos a validação é feita através do botão "Validar".

Acesso17

l. O cadastro de usuário será efetivado após a averiguação do Código de Ativação que deve ser enviado ao email do utilizador após o utilizador clicar em "Enviar código de ativação".

Acesso18

m. O utilizador deverá acessar o email informado para acessar o código de ativação, que deve ser informado no campo "Código de Ativação". O usuário será cadastrado após a confirmação do código enviado por email.

n. Após o cadastro dos usuários, a unidade deverá encaminhar um processo no SEI para o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), informando:

• Nome Completo do colaborador;
  • Se o novo usuário é estagiário, colaborador terceirizado, bolsista, ou outros;
  • Qual será a unidade e subunidade para lotação (Ex. Diretoria de Processos Organizacionais  - DPR - do Decanato de Planejamento  e Orçamento - DPO)
  • Telefone / Ramal;
  • Horário para contato com o novo usuário.